Ir para Conteúdo Principal | Ir para Menu Principal

Caminho Livre para a inclusão do Deficiente Visual

 

Acessibilidade

Como o próprio nome diz, esta área tem seu ponto forte na questão da acessibilidade para o deficiente visual, seja ela em qualquer nível ou área da sociedade ou do ser humano.

Quem inventou a bengala branca?


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Com tanta importância na vida do deficiente visual me pergunto e não é de hoje, quem inventou a bengala branca? Perguntei aqui e ali e ninguém soube me responder. O meu consolo? Não ser a única ignorante no assunto. Mas a curiosidade continuou: quem inventou a bengala? Quem teve a brilhante ideia de usá-la pela primeira vez? QUEM?

Publicado em 05/03/2012 por Irene de Barros Pereira

Técnicas de Guia Vidente: Saiba como conduzir um deficiente visual


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Técnicas de Guia Vidente são técnicas utilizadas com o deficiente visual para que o mesmo ande com máxima segurança, quando acompanhado por uma pessoa que enxerga. Por isso o termo Guia Vidente. Tais técnicas fazem parte da Orientação e Mobilidade.

Publicado em 10/07/2011 por Irene De Barros Pereira

Como deve ser a acessibilidade em escolas e faculdades para atender o deficiente visual?


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Nesse artigo tentarei mostrar o que é necessário para atender um aluno com deficiência visual, em relação a acessibilidade, nas escolas e faculdades. É importante ressaltar que não sou arquiteta e que as sugestões feitas por mim no decorrer desse artigo, são uma mistura de experiência pessoal e de conversas de amigos.

Publicado em 24/05/2011 por Irene De Barros Pereira

Como é a acessibilidade na Reatech 2011?


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

A Reatech é uma feira internacional que se propõe a expor tecnologias através de produtos para pessoas com deficiência. Mas e aí, ela em si é acessível? Será que as pessoas com deficiência chegam à ela com facilidade?

Publicado em 17/04/2011 por Irene de Barros Pereira

5 Dicas de acessibilidade para dentro de casa



Será que dentro de sua própria casa um deficiente visual precisa ter acessibilidade? Como posso ajudar, ou pelo menos, não atrapalhar um deficiente visual nos vários espaços de convívio, tanto público como privado?

Publicado em 09/03/2011 por Renato Tadeu Barbato

Dicas para quando você encontrar um deficiente visual



Muitas pessoas, tidas como normais, ficam extremamente desconfortáveis quando se deparam com um deficiente visual. Perfeitamente compreensível, já que a maioria dessas pessoas, não convivem com uma pessoa com deficiência.

Publicado em 10/01/2011 por Ricardo De Melo
Continue lendo

Acessibilidade em hospitais



Quem é paciente de um hospital que é referência no mundo? É claro que estou falando do Hospital das Clínicas. Quem esteve por lá recentemente? Eu estive e fiquei muito feliz em saber que a reforma das calçadas já estava pronta.

Publicado em 08/12/2010 por Irene de Barros Pereira
Continue lendo

Audiodescrição - recurso de acessibilidade de inclusão cultural



A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite que as pessoas com deficiência visual possam assistir e entender melhor filmes, peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas e outros, ouvindo o que pode ser visto.

Publicado em 29/11/2010 por Lívia Maria Villela de Mello Motta
Continue lendo

Acessibilidade Atitudinal: Quando Somos Acessíveis?



Quando em um ambiente público a acessibilidade arquitetônica não corresponde ao que a lei determina e não por uma questão de cumprimento de lei, mas para garantir aquele que precisa, ter assegurada a sua dignidade e segurança, esse ambiente precisa suprir essa lacuna com a ACESSIBILIDADE ATITUDINAL.

Publicado em 09/10/2010 por Irene de Barros Pereira
Continue lendo

Por quê as pessoas desconhecem a utilidade do piso tátil?



Como revestimento de chão, os pisos táteis não funcionam sozinhos e sim com uma composição de peças que caracterizam uma caminhada segura e com autonomia. Portanto deve ser levado em consideração o desenho universal deste produto, lembrando que o seu significado deve ser evidente e de fácil reconhecimento, tendo uma linguagem simbólica onde quer que os encontre.

Publicado em 02/09/2010 por Irene de Barros Pereira
Continue lendo

12
Ir ao topo