Ir para Conteúdo Principal | Ir para Menu Principal

Caminho Livre para a inclusão do Deficiente Visual

 

Amanda Gurgel: Emociona o País, ou nos faz sentir envergonhados?

Publicado em 05/06/2011 por Irene De Barros Pereira em Educação Inclusiva com 5 comentários

Iniciando descrição da imagem...Um garoto de camiseta verde, calça preta e tênis vermelho está com as mãos no bolso. A sua cabeça está coberta por um saco de papelão. Iniciando texto...

Essa me emocionou, esta foi a frase vinculada a esta notícia trazida por uma amiga que é educadora. Vou usá-la, pois já tinha visto e ouvido a fala da professora Amanda Gurgel. Certamente todos ou quase todos já viram e ouviram seu testemunho sobre a vergonha que é a política educacional no Brasil.

Antes que alguém diga: "mas ela é do Rio Grande do Norte", quero lembrar que este Estado faz parte do Brasil e como tal assim como os outros Estados, ele também reflete a importância que a política pública dá ao ensino no Brasil, ou seja, como vimos na fala da professora e nos índices que demonstram que o ensino no Brasil ainda é muito ruim, principalmente se comparado a outros países.

Em alguns casos, ficando atrás de países em condições de desenvolvimento muito abaixo do Brasil. O Movimento Livre considera por bem colocar essa matéria à disposição de todos, ainda que como já foi dito, muitos já a conheçam. Nossa intenção é tomar uma posição na questão do direito e do respeito, afinal, temos debatido tanto quanto possível e temos mostrado aqui neste site, entre outras coisas, como se fazer uma educação inclusiva, principalmente no tocante ao deficiente visual.

Então, como pensar em qualquer inclusão que não traga junto o Professor? É inconcebível e inaceitável. Portanto, ainda que passado algum tempo, pensamos que é necessário e legítimo nos colocarmos diante desse fato, afinal, se o Professor que é a mola mestra da Educação, é tão desrespeitado, o que esperar que os senhores deputados, secretários e promotores de educação pensem a respeito de pessoas diferentes que aparentemente só apresentam mais trabalho para os dirigentes da Educação?

O Jornal da Cultura traz dois comentaristas junto à apresentadora Maria Cristina Poli, um deles, fez o seguinte comentário após a matéria da Professora Amanda Gurgel: ?tenho inveja dos alunos desta Professora...?

Ouça e reflita com profundidade as palavras desta Professora que com simplicidade, objetividade, clareza e a mais pura verdade, fez numa audiência pública, deputados, secretários e promotores de educação silenciarem diante de uma verdade para à qual eles não tinham argumentos.

Alguém um dia me disse:"aquele que tem razão não precisa gritar, pois contra a verdade, não há argumento". Sábias palavras.

Segue o vídeo com o depoimento de Amanda Gurgel, depois de ouvi-lo tente responder a minha pergunta.

Depoimento da professora Amanda Gurgel

Aproveite e dê uma olhada nesses artigos também:
  • Ferramentas usadas na alfabetização do deficiente visual
  • Será que a tecnologia está matando o Braille?
  • Afinal, o que é educação inclusiva?
  • Rumos para uma educação inclusiva

Compartilhe:


Ícone Comentários

5 Comentários

Foto da pessoa que comentou

Alessandra Leles disse em:

08/06/2011 - 17:37:05

Infelizmente Irene, concordo com o discurso da professora Amanda Gurgel e também com suas observações. Fica ainda mais nítido o abismo que existe entre o "Adequado" e o "Real".
Um dos grandes pilares de uma sociedade, um país, é justamente o seu sistema Educacional, se ele é falho, que futuro estamos construindo?

Abraços


Foto da pessoa que comentou

Ricardo De Melo disse em:

11/06/2011 - 17:02:08

Todos nós sabemos como é a educação no Brasil, mas mesmo assim ainda causa uma grande repercussão o vídeo da professora Amanda Gurgel.

Ela simplesmente deu um show, calando aqueles que queriam contrariá-la e deixando eufóricos aqueles que passam por dificuldades de educação.


Foto da pessoa que comentou

Marly Solanowski disse em:

24/06/2011 - 23:34:54

Olá Irene, penso que ninguém mais deste país tem dúvidas sobre a falência educacional que sobrevive há longos anos, talvez séculos, impedindo o desenvolver de um povo realmente educado e que possa se manifestar e fazer frente a tantas aberrações que denominam de sistema educacional.

O fato é que essa professora teve a coragem de se manifestar em público e pela mídia, por isso essa grande repercussão de algo que todos nós já tínhamos conhecimento. Sou pessimista no sentido de que algo se altere! Mesmo assim, acredito que a internet e os veículos de comunicação mais livres e desinteressados e não presos por quaisquer interesses pessoais ou grupais, poderão exercer uma pressão para alertar toda a população no sentido de denunciar uma política vergonhosa que vem assolando nosso país. Essa oolítica educacional dentro de sua programação vem dando certo sim, pois sua meta é aprisionar cérebros. Então sugiro que pensemos no seguinte lema que bem pode ser veiculado pela internet para fazer frente a todo um populismo educacional: QUEM PRENDE SUA CABEÇA É SEU INIMIGO; QUEM LIBERTA SUA CABEÇA SEU AMIGO É! abraços


Foto da pessoa que comentou

Irene "Poeta" disse em:

18/07/2011 - 13:21:34

Olá, pessoal!!!!

Antes de mais nada, obrigada por se manifestarem neste espaço.

Eu tenho ficado mais do que chocada com a onda de corrupção que tem se apresentado todos os dias na mídia. Fico pensando em tudo o que não aparece. E pior, penso em tudo o que se poderia fazer com tanto dinheiro, a começar na educação que é base pro indivíduo se tornar um cidadão.

E aí, fico pensando em todas os professores espalhados pelo nosso país continente, que dão sangue, suor e lágrimas pra cumprrir seu pápel de mestres, num país onde o que vale mesmo é quanto se ganha à custa da ignirância do povo.

Abraço a todos


Foto da pessoa que comentou

Sinval Pereira disse em:

20/12/2011 - 08:56:44

Em 1º lugar parabéns por este espaço tão singelo porém tão importânte!

Sou da seguinte visão, tudo o que aconteçe hoje em relação a essas tais estrutura de politicas públicas são reflexo de uma política que se criou, se fortaleçeu, se estabilizou e se espalhou como praga no eixo das opiniões de cada ser vivo deste planeta!

A reeducação de cada cidadão no sentido político é de suma importância, para que se crie uma força maior para unir a essa cobrança de estrutura tão necessária em todos os seguimentos sociais, como a Professora citada acima, se filiando e se pré*-candidatando ao cargo que possa representar as classes desfavorecidas.

Essa reeducação politica com as lideranças, donas de casa, presidentes de associações (os não vendidos), e os demais é muito importânte para que possamos mudar esse quadro tão sinistro e obscuro cheios de atahos para que possamos visualizar pelo menos um pedaço da ilusão do que pensamos que seja uma EDUCAÇÂO FUTURA!

Abraços a TODOS e a TODAS!!!



Ir ao topo