Ir para Conteúdo Principal | Ir para Menu Principal

Caminho Livre para a inclusão do Deficiente Visual

 

7 Dicas para melhorar a acessibilidade do Windows 7 - Parte 1

Publicado em 14/08/2011 por Ricardo De Melo em Informática Acessível com 10 comentários

Há algum tempo atrás adquiri um notebook e nele veio instalado o Windows 7. Por algum tempo, deixei-o meio de lado por alguns motivos, entre eles posso destacar: o notebook era meu segundo computador portanto, minha "vida" não estava lá. Outro fator que me impedia  o uso do notebook e do Windows 7 por consequência, era, e ainda é, o fato de ter migrado de sistema operacional.

Até 2007 usava o Windows XP, a partir daquele ano passei a usar o Linux e lentamente fui migrando algumas das minhas atividades cotidianas para este sistema. Porém, por questões  profissionais e por uma certa imposição do mercado, passei a usar o Windows 7 mais frequentemente.

E é no dia a dia que os problemas de acessibilidade começam a aparecer, mesmo com o sistema já consolidado no mercado.

Se você, assim como eu, passou ou passa por problemas de acessibilidade na migração de um sistema para outro, por exemplo do Windows XP para o Windows 7, ou mesmo tenha adquirido um computador recentemente, e a criança tenha vindo com o Seven, talvez minhas dicas possam lhe ajudar. É importante ressaltar que algumas dicas são mais voltadas para cegos, outras para baixa visão, outras para ambos.

Dica 1: Instalar leitores e ampliadores de tela

Eu sei que parece óbvio, mas instalar programas específicos, como leitores e ampliadores de telas, é o passo inicial para melhorar a acessibilidade do Windows 7. Além do mais, se você não instalar um destes programas, as outras dicas ficarão mais difíceis ou até mesmo inviabilizadas.

Quando o assunto for leitor de telas para Windows 7, atualmente, indico apenas duas opções: JAWS (nas versões 11 e 12) e NVDA (nas versões 2010.2 ou superior). Se você quiser instalar outras versões do JAWS, Virtual Vision ou outro software qualquer de leitura de telas, o risco deles não se comportarem bem ou até mesmo causar instabilidade no sistema é bem grande. Se você fizer isso e der pau no seu PC, nem vem querer botar a culpa em mim!

Quanto aos ampliadores de tela, a boa surpresa do Windows 7 é que ele tem uma lupa bem mais decente e com mais recursos do que nas versões anteriores. Se ainda assim você preferir instalar programas de terceiros, recomendo que dê uma olhadinha no artigo: 10 Ampliadores de tela para seu computador . Porém segue mais um aviso: Nem todos os programas desse artigo foram testados no Windows 7.

Ah! E ainda tem mais um aviso, no  dia a dia você ainda poderá encontrar problemas de leitura com um destes leitores de tela citados acima. Eles ainda apresentam pontos "cegos", ou seja, em algumas situações você não terá a leitura da tela ou ele falará em inglês quando deveria falar em português ou ainda vai se comportar como um rebelde sem causa. Mas estes problemas deverão ser resolvidos com o passar do tempo e amadurecimento (em futuras versões) dos nossos amigos de fala sintética em relação a este novo sistema da Microsoft.

Dica 2: Personalização do sistema

O Windows 7 trouxe uma série de melhorias quando o assunto é aparência e temas. Ah, que delícia poder utilizar um ambiente de trabalho com transparências, sombras e efeitos visuais diversos aqui e acolá. Isso é uma delícia pra você que enxerga meu querido! Pra quem é cego, não faz a menor diferença e principalmente, para quem tem baixa visão, essas firulas visuais só atrapalham.

Para adequar o visual do sistema e deixá-lo mais acessível, visualmente falando, sugiro mudar os seguintes itens:

Tema: O tema padrão do Windows 7 é chamado de Aero. Tal tema é responsável pelas transparências e efeitos visuais citados acima e ele só está disponível se você possuir uma boa placa de vídeo, caso contrário o tema padrão a ser adotado pelo sistema é o Windows 7 Basic.

Tanto o tema Aero quanto o Basic considero visualmente pouco acessíveis. Para contornar esse problema sugiro usar o tema Clássico do Windows, que é bem feinho, porém mais acessível visualmente.

Para alterar o tema do Windows 7: Abra o Menu Iniciar e digite "tema" no campo de pesquisa. Com o resultado de pesquisa o Windows trará a opção Alterar o tema. Na janela que se abre, utilize as setas direcionais para escolher entre os temas disponíveis.

Papel de parede: Obviamente o papel de parede é uma questão bem pessoal, mas se o intuito é deixar a carinha do sistema mais amigável aos olhos daqueles que pouco enxergam, sugiro uma imagem com poucas cores e menos informação visual, afim de não comprometer o uso do computador.

Tamanho da fonte: Talvez o tamanho da fonte padrão do Windows 7 não seja adequado para você. Para mudar o tamanho, abra o Menu Iniciar e digite no campo de pesquisa "Ampliar". Como resultado você terá o item Ampliar ou reduzir textos e outros itens.

Na janela que se abre, você tem 3 tamanhos de fontes pré-definidas: Menor ? 100%, Médio ? 125% e Maior ? 150%. Se estes tamanhos não se enquadram para você, no painel esquerdo desta mesma janela procure pela opção Definir tamanho do texto personalizado.

Dica 3: Teclas de atalho

Ter um bom domínio do teclado e de seus atalhos para executar programas e recursos do sistema é fundamental para tornar o Windows mais acessível. Eu sei que a gente tem que decorar um milhão de atalhos e isso por vezes é bem cansativo. Dá vontade de tacar o teclado na parede né não?

Para decorar os atalhos de teclado, procuro associar o comando à função que ele exerce. Por exemplo, Ctrl + C, o "C" associo a função de Copiar. Outro exemplo, o comando Menu Iniciar + F, abre uma janela para buscarmos por arquivos no computador. O "F" nesse caso vem do inglês Find, que significa justamente buscar, mas se você não manja de inglês associe a letra F à Fuçar. E assim vá associando os comandos que você mais usa a uma palavra que faça sentido na sua cabeça.

Para ajudar você com as novas teclas de atalho do Windows 7 leia o artigo Série Atalhos de teclado do Windows 7.

Para o artigo não ficar longo demais, daqui uma semana ou duas, volto com as 4 dicas restantes na parte 2 desse artigo. Dá licença agora que eu vou dar atenção a minha namorada.


Aproveite e dê uma olhada nesses artigos também:

Compartilhe:


Ícone Comentários

10 Comentários

Foto da pessoa que comentou

Irene Poeta disse em:

21/08/2011 - 09:03:59

Olá, pessoal!!!!

Oi, Ricardo, nem vou falar nada sobre as dicas ainda, porque agora só vou comentar a imagem... ADOREI!!!!!
Muito inteligente!!!! Você é o cara!!!! Mais uma vez parabéns pela maneira como conduz o site, quanto ao texto, assim que tiver o windows7, eu te digo a minha opinião.

Grande abraço a todos


Foto da pessoa que comentou

Irene Poeta disse em:

21/08/2011 - 09:59:45

Oi, de novo!!!!
Não resisti e li o artigo todo e o que eu mais gosto além das informações sempre pra lá de úteis, é o seu humor... maravilha!

Grande abraço a todos


Foto da pessoa que comentou

celio disse em:

26/08/2011 - 08:02:44

ola pessoal estas informaçoes sobre os atelho do windows7 sao muito boa ajuda demas e muito interessante obrigado


Foto da pessoa que comentou

julio cesar Belo Horizonte MG disse em:

27/08/2011 - 23:45:02

Ô pessoal!

Faz pouco tempo que instalei o windows sete, e estou um pouco perdido ainda, com algumas dificuldades, principalmente para encontrar os arquivos, e programas salvos no computador, etc...
Mas com essas dicas, fica mais facil,
obrigado, e estou aguardando mais dicas!
avraços a todos.


Foto da pessoa que comentou

William disse em:

31/08/2011 - 08:44:34

Sou fã dos textos do Ricardo, ele vai direto ao ponto e trata de forma bem leve um problema grave que nós com deficiência visual enfrentamos, que é a luta por acessibilidade.Ainda temos muitas dificuldades mas, aos poucos estamos cadavez mais conquistando espaços através da teimozia e necessidade.Continue pois, está sendo muito importante estas dicas.
obrigado
William


Foto da pessoa que comentou

Sandra Lima disse em:

12/09/2011 - 21:04:31

Amei as dicas e confesso, antes de me acostumar com o Windows 7 resisti muito tambem, mas como vc disse, temos q andar pra frente. Instalei o JAWS 11 e realmente ficou tudo bem mais fácil.
Fico feliz com as dicas que me ajudam e ajudam muita gente a lidar com seu amigo computador.
Abraço


Foto da pessoa que comentou

Elaine de Ipatinga MG disse em:

30/09/2011 - 21:17:51

Olá Ricardo!Tenho baixa visão e sou iniciante em informática. Gostei muito de suas dicas, serão muito válidas para mim a partir de hoje, pois, acabo de ganhar um notebook com sistema seven e não seiainda como utilizar , usando o jaws 7.10.responde aí colega. Abraços....


Foto da pessoa que comentou

Ricardo De Melo disse em:

03/10/2011 - 09:45:36

Olá Elaine, tudo bem?
Para o Windows 7 recomendo que use o JAWS na versão 11 ou 12 ou ainda o NVDA.
Quanto a suas dúvidas sobre como usar o computador com leitor de telas, recomendo que dê uma lida em nossos artigos ou ainda procure na internet por textos relacionados.
Até mais!


Foto da pessoa que comentou

Cleber Toledo disse em:

31/10/2011 - 09:53:40

Conheço pessoalmente o Ricardo e posso dizer, com muita convicção, que, assim como este artigo, ele é uma das pessoas mais maravilhosas que ja conheci. Parabens Ricardo!


Foto da pessoa que comentou

Eliana Aparecida Ianoni disse em:

01/02/2012 - 10:55:14

Seu artigo é ótimo.. mas preciso de mais uma ajudinha.. como desligo a acessibilidade rapidamente sem ter que desmarcar tantos quadradinhos..
aguardo
obrigada..



Ir ao topo