Ir para Conteúdo Principal | Ir para Menu Principal

Caminho Livre para a inclusão do Deficiente Visual

 

Turismo para deficientes visuais – conheça 3 capitais brasileiras

Publicado em 13/11/2011 por Anabela Calegaro em Turismo Adaptado com 3 comentários

O Brasil é um país maravilhoso, repleto de roteiros magníficos a serem desvendados e um potencial turístico espetacular, porém, ainda caminha a pequenos passos na adaptação de viagens para as pessoas com deficiência. Algumas cidades vêm melhorando sua estrutura para receber públicos com necessidades específicas. Veja aqui três capitais brasileiras que oferecem uma boa estrutura urbana e passeios para quem possui algum tipo de deficiência visual.

Curitiba/PR

A capital paranaense é um dos destinos mais procurados na região sul, isso porque ela oferece aos seus habitantes e também visitantes uma excelente estrutura urbana, diversas opções de lazer e uma rotina cultural intensa. Primeiramente é importante dizer que se deve escolher um hotel Curitiba que esteja localizado na região central, assim você encontrará mais facilidade para se locomover. A cidade conta com uma grande quantidade de pontos turísticos, que na grande maioria são os parques urbanos; entre eles o mais procurado é o Jardim Botânico, que abriga uma grande diversidade de espécies da flora nacional. Dentro desse ponto turístico encontramos o Jardim das Sensações, que é uma trilha de 200m onde se encontram algumas espécies de flores e vegetais, informações em braille e pontos de alto relevo para facilitar a locomoção.

O transporte público da cidade costuma ser bem eficiente para pessoas com deficiência, o sistema de estações tubo faz com que todos os passageiros possam se locomover independente de suas necessidades; alguns veículos são adaptados e possuem informações em braille.

São Paulo/SP

A capital paulista é um dos destinos mais procurados no Brasil quando o assunto é turismo de negócios, mas por ser uma grande megalópole ela oferece aos seus visitantes diversas opções de lazer e cultura. Se você pensa em visitar a cidade, hospede-se em um dos hoteis São Paulo localizados próximo a Av. Paulista, isso facilitará e muito sua locomoção; essa região é mais bem estruturada, possui calçadas sinalizadas e algumas estações de metrô. Para curtir uma tarde tranquila aproveitando muita sombra e água fresca visite o Parque Ibirapuera, um dos maiores e mais bonitos da capital paulista; lá você encontrará diversos jardins, bons restaurantes, entre outras coisas.

A cidade também acolhe grandes espaços gastronômicos, o que é ótimo para quem gosta de descobrir novos sabores. Infelizmente, o transporte público de São Paulo não possui uma estrutura de ônibus tão boa como a cidade de Curitiba, porém, o metrô oferece todo respaldo para deficientes visuais disponibilizando elevadores, funcionários para ajudar na locomoção, assentos especiais, entre outras coisas.

Rio de Janeiro/RJ

O Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados no Brasil, isso porque oferece aos seus visitantes diversas opções de lazer. Antes de fazer sua reserva em um hotel Rio de Janeiro, acesse o site da FalaTurista e consulte os que fornecem quartos adaptados para pessoas com dificuldades visuais, isso vai lhe proporcionar um melhor conforto! Não deixe fora da sua lista de roteiros uma visita às praias da cidade que possuem uma areia macia e um mar de ondas espetaculares. Para degustar as delicias da típica culinária carioca visite o bairro da Lapa, é lá que se encontra a boemia e também os mais deliciosos petiscos da capital.

O Rio apresenta o mesmo problema que São Paulo quando o assunto é transporte público, os ônibus têm estrutura precária, mas o metrô oferece todo respaldo necessário para que as pessoas com deficiência fiquem mais confortáveis; o metrô tem piso tátil, barras em braille, marcas nos assentos prioritários, entre outras coisas.


Aproveite e dê uma olhada nesses artigos também:

Compartilhe:


Ícone Comentários

3 Comentários

Foto da pessoa que comentou

Renato Tadeu Barbato disse em:

28/01/2012 - 10:27:24

Olá pessoal.
A matéria ficou muito boa, salvo algumas correções devido a equívocos feitos pela articulista.
Em primeiro lugar, somente 20% dos deficientes visuais são deficientes congênitos o restante 80% tem deficiência adquirida, portanto dificilmente usa o Braille, então ela não deveria enfatizar tanto esse ponto, afinal isso mostra que as pessoas associam cego com Braille.
Em segundo, ela fala em elevadores para deficientes visuais, até onde eu sei os "ceguinhos andam e muito bem porque possuem os membros inferiores em ótimo estado, então não precisamos de elevadores, isso é acessibilidade para deficientes físicos e não para visuais, mas infelizmente essa é a associação que os "enxergantes" fazem, associam deficiência visual e cadeira de rodas.
Mas, vamos lá, bola pra frente, quem sabe um dia o pessoal acorda e aprende.
Um grande abraço.
PAZ E LUZ.
Renato Barbato


Foto da pessoa que comentou

Irene de Barros disse em:

27/03/2012 - 07:45:26

Olá, pessoal!

É Renato, infelizmente a associação que fazem é esta, mas, estamos aqui pra tentar desmistificar isso dando como você fez, o máximo de informações possível.

Eu, como obesa que sou além de deficiente visual, agradeço os elevadores.

De qualquer modo sua colocação é mais que correta e necessária, muito obrigada por estar sempre por perto e atento.

Abraços a todos


Foto da pessoa que comentou

renato alves disse em:

02/05/2012 - 07:25:16

ola: pessoal; gostei das informações eu tambem sou deficiente visual minha doença é hereditaria chamada retinóse peguimenta
é muito dificil quando as pessoas não entendem a nossa limitação, enfim vamos em frento com muita garra e coragem . abraços a todos.,



Ir ao topo