Ir para Conteúdo Principal | Ir para Menu Principal

Caminho Livre para a inclusão do Deficiente Visual

 

Alunos com deficiência visual vão receber notebooks adaptados

Publicado em 06/10/2010 por www.obv.com.br em Notícias com 2 comentários

Assegurar ao aluno deficiente visual pleno acesso e participação em condições de igualdade com os demais alunos, é o objetivo do Programa Nacional do Livro Didático, que distribui notebooks adaptados para estudantes das escolas públicas de todo país.

 Foi por meio deste programa que Santa Catarina recebeu 123 computadores adequados para deficientes visuais. Este ano, estão sendo entregues 34. O restante já foi enviado às escolas cadastradas, sendo 40 no ano passado e 49 em 2007. Os computadores são equipados com teclado em alto relevo e programas de leitura de textos em áudio, além de programas para edição de textos.

 Duzentas e trinta e três escolas estão recebendo computadores para viabilizar a inclusão digital dos deficientes na rede regular de ensino. Os computadores são para uso exclusivo dos alunos nas atividades educacionais. As escolas e secretarias estaduais de Educação são responsáveis pela manutenção e guarda dos equipamentos. As máquinas podem ser deslocadas para outras escolas, conforme o local de matrículas de alunos deficientes visuais.

 O programa é mantido pelo Ministério da Educação e a Secretaria de Educação Especial, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.


Aproveite e dê uma olhada nesses artigos também:

Compartilhe:


Ícone Comentários

2 Comentários

Foto da pessoa que comentou

William disse em:

12/10/2010 - 11:23:42

Penso que as tecnologias sempre devem ser bem vindas, mas, não podemos acreditar que uma pessoa que utiliza um sintetizador está lendo, e que ao digitar, está escrevendo. Sou defençor das tecnologias assistivas mas, o Braille não pode entrar em discussão se é melhor ou pior que as facilidades que um computador traz para os deficientes visuais. O Sistema Braille que é o único sistema de escrita e leitura dos cegos pode até ter ferramentas complementares como as impressoras em braille e os display braille. As pessoas com deficiência visual tem os mesmos direitos que outras para se educar principalmente na fase de alfabetização.
E para finalizar, para ensinar Informática aos deficientes visuais é necessário uma didática específica e acredito que o MEC não pensou nisto.

William


Foto da pessoa que comentou

Astride Aguiar Freire Melo disse em:

12/12/2012 - 15:23:45

Olá!!Gostaria de saber como faço para escrever minha escola nste pro grama,pois trabalho com crianças com deficiêncisa e tenho alunos com baixa visão.



Ícone Comente

Deixe seu comentário

Preenchimento obrigatório

Preenchimento obrigatório

Preenchimento opcional

Preenchimento obrigatório

Ir ao topo