Ir para Conteúdo Principal | Ir para Menu Principal

Caminho Livre para a inclusão do Deficiente Visual

 

Educação Inclusiva

Esta área, como o próprio nome diz, se propõe a conversar sobre questões relevantes da educação. Isso não significa que falaremos da educação inclusiva com um único olhar, tentaremos tratar de seus vários aspectos e consequências.

Amanda Gurgel: Emociona o País, ou nos faz sentir envergonhados?


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Essa me emocionou, esta foi a frase vinculada a esta notícia trazida por uma amiga que é educadora. Vou usá-la, pois já tinha visto e ouvido a fala da professora Amanda Gurgel. Certamente todos ou quase todos já viram e ouviram seu testemunho sobre a vergonha que é a política educacional no Brasil.

Publicado em 05/06/2011 por Irene De Barros Pereira

Ferramentas usadas na alfabetização do deficiente visual



Você já parou para pensar, no que é necessário para um deficiente visual ser integrado na vida escolar formal? Quais os recursos e requisitos para um professor poder ensinar um aluno deficiente visual?

Publicado em 02/02/2011 por Regina Célia
Continue lendo

Será que a tecnologia está matando o Braille?



É possível que a tecnologia (leia-se por tecnologia toda ferramenta assistiva usada pelo deficiente visual, em particular o áudio), substituir o braille? E se isso se concretizar, o que faremos?

Publicado em 20/10/2010 por Regina Célia
Continue lendo

Afinal, o que é educação inclusiva?



Para mim a educação inclusiva ainda está envolta em amplo mistério. Há bem pouco tempo adquiri com a cegueira o início de uma nova experiência, onde a palavra inclusão tornou-se uma constante e cada vez mais incita minha curiosidade.

Publicado em 10/09/2010 por Marly Solanowski
Continue lendo

Rumos para uma educação inclusiva



O princípio básico para uma educação inclusiva deverá ter sempre como suporte teorias e práticas educacionais que possam manter essa visão global, porque as limitações físicas provocadas pela baixa visão ou cegueira não devem impedir a manifestação da totalidade do ser do portador de deficiência.

Publicado em 08/09/2010 por Marly Solanowski
Continue lendo

Educação Inclusiva



Educação significa ativar os potenciais internos do educando, fazendo com que eles aflorem e se transformem em aprendizagem consciente. Trata-se do resultado da aprendizagem e da transformação individual de cada um de nós.

Publicado em 08/09/2010 por Marly Solanowski
Continue lendo

1
Ir ao topo