Ir para Conteúdo Principal | Ir para Menu Principal

Caminho Livre para a inclusão do Deficiente Visual

 

Artigos em Destaque

Inaugurado 1º Centro de Treinamento de Cães-Guia do país



Foi inaugurado na última sexta - feira (9), em Camboriú/SC, o 1º Centro de Treinamento e Instrução de Cães - Guia do país. A unidade representa um marco inicial de uma ação governamental inédita na América Latina que, além do fornecimento de cães - guia sem nenhum custo para pessoas com deficiência visual, está formando instrutores para a abertura de um curso, de nível técnico em outras seis cidades.

Publicado em 22/05/2014 na categoria Acessibilidade
Continue lendo

Novo material para piso tátil



A CPA, Comissão Permanente de Acessibilidade do Município de São Paulo, consultiva e deliberativa sobre assuntos de acessibilidade no Município de São Paulo, havia solicitado, em 2013, para a Associação Brasileira do Concreto Estampado, o desenvolvimento de um novo material que possibilitasse a instalação do piso tátil nas calçadas da cidade, sem o problema, hoje visto na Avenida Paulista, do descolamento das placas atualmente existentes.

Publicado em 03/05/2014 na categoria Acessibilidade
Continue lendo

Ação Solidária com Irene de Barros no Grupo Deficientes Sangue Bom



Vamos lá, força para este grupo e para sua ação. É mais uma iniciativa de pessoas com Deficiência Visual que sabem o que querem e que sabem o que faz. Ajudar!

Publicado em 02/05/2014 na categoria Notícias
Continue lendo

I Seminário Atividades de Vida Autônoma - Essência da Vida em Sociedade



O Seminário tratará importantes aspectos envolvidos nas ações, eventos e relações que compõem as atividades da vida cotidiana, as quais, ao mesmo tempo que exigem, também possibilitam a aprendizagem e o desenvolvimento de competências e habilidades para a autonomia e participação na sociedade. O tema será abordado particularmente em relação às pessoas com deficiência visual e deficiência múltipla.

Publicado em 20/03/2014 na categoria Notícias
Continue lendo

Superproteção - Quais efeitos ela pode trazer?



Quando esse tema foi sugerido, quis muito escrever sobre ele, mas tinha receio, afinal minha experiência não é profissional, então, pensando nos filhos e nas mães, pedi a ajuda da psicóloga Ângela Daou Paiva – Laramara – Associação Brasileira de Assistência a Pessoa com Deficiência Visual que se prontificou a nos ajudar a entender a diferença e as consequências da “Proteção” e da “Superproteção” às pessoas com deficiências e especificamente no caso das pessoas com deficiência visual.

Publicado em 02/11/2013 na categoria Educação Inclusiva
Continue lendo

A Inacessibilidade do Acessível



Tenho discutido muito com as pessoas dizendo que as coisas precisam ser diferentes, claro, quase tudo poderia ser diferente. Mas estou falando especificamente daquilo que diz respeito à dignidade humana e neste particular, meu foco é a Acessibilidade dos Deficientes Visuais.

Publicado em 11/10/2013 na categoria Discutindo a Deficiência
Continue lendo

Teatro Acessível para pessoas com Deficiência Visual



Teatro Sérgio Cardoso e APAA – Associação Paulista de Amigos da Arte apresentam duas peças com Audiodescrição

Publicado em 25/09/2013 na categoria Cultura Inclusiva
Continue lendo

21 de Setembro: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência



O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

Publicado em 21/09/2013 na categoria Cultura Inclusiva
Continue lendo

Manifestações pela Inclusão social da Pessoa com Deficiência na Prefeitura de SP


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Foi ontem dia 07 de agosto, um dia que ficou na história na luta pela conquista dos direitos das para a Inclusão das Pessoas com Deficiência.

Publicado em 08/08/2013 na categoria Notícias
Continue lendo

Acessibilidade e Inclusão Social


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Acessibilidade e Inclusão, são hoje uma busca constante em sua nova condição de deficiente visual. Aqui, Marly Solanowski, fala de suas observações e expectativas, e o que era pensado apenas para os alunos, agora faz parte de sua rotina de vida. Vale a pena conhecer um novo olhar para essas questões.

Publicado em 24/05/2013 na categoria Acessibilidade
Continue lendo

Quem inventou a bengala branca?


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Com tanta importância na vida do deficiente visual me pergunto e não é de hoje, quem inventou a bengala branca? Perguntei aqui e ali e ninguém soube me responder. O meu consolo? Não ser a única ignorante no assunto. Mas a curiosidade continuou: quem inventou a bengala? Quem teve a brilhante ideia de usá-la pela primeira vez? QUEM?

Publicado em 05/03/2012 na categoria Acessibilidade

Áudio-artigo - O correto é: Portador de Deficiência, Portador de Necessidades Especiais ou Pessoa com Deficiência?


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Quem usa leitor de telas sabe que, com o passar das horas diante do computador, a voz sintética do programa começa a irritar. Refletindo sobre o tema, nós do Movimento Livre, pensamos em oferecer uma alternativa mais agradável aos ouvidos, que é oferecer uma versão em áudio dos nossos artigos.

Publicado em 25/02/2012 na categoria Áudio-artigos

Vídeo-aula: Como criar pastas utilizando leitor de telas


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Um dos grandes benefícios da tecnologia é a possibilidade de estudar através da internet com ensino a distância. Nós, os deficientes visuais, não podemos lançar mão destes recursos.

Publicado em 11/02/2012 na categoria Informática Acessível

Meu primeiro contato com tecnologias assistivas


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Bom, até um tempo atrás, se alguém me perguntasse o que é um leitor de telas, bengala branca, talks ou qualquer outra tecnologia assistiva, provavelmente a minha resposta seria bem parecida com as que citei acima.

Publicado em 04/02/2012 na categoria Discutindo a Deficiência

Turismo adaptado é com o Grupo Além do Limite


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

O Grupo Além do Limite reúne pessoas com ou sem deficiência de diversas áreas e tem como objetivo maior a troca de experiências, a integração social e o desenvolvimento pessoal e profissional.

Publicado em 27/11/2011 na categoria Turismo Adaptado

Série Atalhos de Teclado: Ampliador de telas MAGic


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

O MAGic é um ampliador de telas com vários recursos para usuários com baixa visão. O software é desenvolvido pela Fredom Scientific, a mesma empresa que desenvolve o leitor de telas JAWS já tão difundido entre os Deficientes Visuais.

Publicado em 20/11/2011 na categoria Informática Acessível

Turismo para deficientes visuais – conheça 3 capitais brasileiras


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

O Brasil é um país maravilhoso, repleto de roteiros magníficos a serem desvendados e um potencial turístico espetacular, porém, ainda caminha a pequenos passos na adaptação de viagens para as pessoas com deficiência. Algumas cidades vêm melhorando sua estrutura para receber públicos com necessidades específicas.

Publicado em 13/11/2011 na categoria Turismo Adaptado

O que eu preciso para assistir TV com audiodescrição?


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Desde o dia 1º de julho de 2011 as emissoras de televisão estão obrigadas a transmitir pelo menos 2 horas de programação audiodescrita. Pois bem, já sabemos disso e por consequência sabemos o que é audiodescrição. No entanto a dúvida maior da galera com deficiência visual é saber como receber essa programação.

Publicado em 11/09/2011 na categoria Informática Acessível

7 Dicas para melhorar a acessibilidade do Windows 7 - Parte 2


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Nessa segunda parte do artigo, vou sugerir mais quatro dicas para melhorar a acessibilidade do Windows 7. Caso você ainda não tenha lido as três primeiras dicas, vá correndo ler a primeira parte deste artigo e depois volte aqui para continuar a leitura.

Publicado em 28/08/2011 na categoria Informática Acessível

A lei de cotas facilita o ingresso do deficiente visual no mercado de trabalho?


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

A Lei nº 8.213/91 (Lei de cotas), define as regras das cotas para deficientes no mercado de trabalho, ou seja, há regras, aliás, uma lei que define o que empresas privadas e públicas devem fazer em relação ao espaço que se deve reservar aos deficientes.

Publicado em 21/08/2011 na categoria Discutindo a Deficiência

7 Dicas para melhorar a acessibilidade do Windows 7 - Parte 1


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Se você, assim como eu, passou ou passa por problemas de acessibilidade na migração de um sistema para outro, por exemplo do Windows XP para o Windows 7, ou mesmo tenha adquirido um computador recentemente, e a criança tenha vindo com o Seven, talvez minhas dicas possam lhe ajudar.

Publicado em 14/08/2011 na categoria Informática Acessível

O poder da bengala branca


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Ainda me considerando inexperiente com a bengala branca começo agora a observar sua utilidade, o que ela provoca e o auxílio inestimável que ela dá para uma pessoa como eu, com cegueira total e ainda sem mobilidade externa, fora de minha moradia.

Publicado em 07/08/2011 na categoria Discutindo a Deficiência

Série Atalhos de Teclado: Windows 7


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

O Sistema Operacional mais recente da Microsoft, o Windows 7, introduziu novos recursos e novas ferramentas para facilitar a vida do usuário. Tantas novidades não poderiam deixar de apesentar teclas de atalho para quem não dispensa o uso do teclado no seu dia a dia

Publicado em 31/07/2011 na categoria Informática Acessível

3 Programas para reproduzir livros digitais no formato DAISY


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

O livro digital DAISY (Digital Accessible Information System), em uma tradução livre Sistema de Informação Acessível Digital, é um formato de arquivo digital, que como o próprio nome sugere, faz com que o acesso à informação seja mais acessível às pessoas, beneficiando principalmente pessoas com deficiência visual.

Publicado em 17/07/2011 na categoria Informática Acessível

Técnicas de Guia Vidente: Saiba como conduzir um deficiente visual


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Técnicas de Guia Vidente são técnicas utilizadas com o deficiente visual para que o mesmo ande com máxima segurança, quando acompanhado por uma pessoa que enxerga. Por isso o termo Guia Vidente. Tais técnicas fazem parte da Orientação e Mobilidade.

Publicado em 10/07/2011 na categoria Acessibilidade

Cultura Inclusiva também se faz em um sarau


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

No sábado passado dia 25 de junho de 2011, aconteceu na Biblioteca Pública de São Paulo que fica ao lado do metrô Carandiru, um sarau organizado por Irene "Poeta" de Barros (do Movimento Livre) e Geisa Souza Santos com a intermediação de Rui Antônio do Nascimento.

Publicado em 03/07/2011 na categoria Cultura Inclusiva

Podincluir Podcast #5: Entrevista Paulo Romeu Filho do Blog da Audiodescrição


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Olá, olé, alô, amigos do Movimento Livre! No ar, mais um Podincluir Podcast. Há poucos dias da obrigatoriedade por parte das emissoras de TV em transmitir 2 horas semanais de programação audiodescrita, Ricardo de Melo e Irene "Poeta" de Barros, conversam com Paulo Romeu Filho do Blog da Audiodescrição.

Publicado em 26/06/2011 na categoria Podcast

História de perícia médica: A rotina daqueles que procuram seus direitos


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Gostaria de registrar aqui um relato que ouvi de um deficiente visual esta semana, quando passou por perícia médica do INSS com a finalidade de adquirir um direito a ele permitido pela legislação acima, devido à necessidade de ter um acompanhante que lhe facilite mínima qualidade de vida.

Publicado em 18/06/2011 na categoria Discutindo a Deficiência

10 Ampliadores de telas para seu computador


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Os ampliadores de telas, como o próprio nome diz, fazem a ampliação da tela do computador para facilitar a sua utilização pelos deficientes visuais com baixa visão, ou ainda, para pessoas que tenham algum tipo de dificuldade visual, inclusive as temporárias.

Publicado em 11/06/2011 na categoria Informática Acessível

Amanda Gurgel: Emociona o País, ou nos faz sentir envergonhados?


Imagem referente ao artigo, consulte o link para detalhes

Essa me emocionou, esta foi a frase vinculada a esta notícia trazida por uma amiga que é educadora. Vou usá-la, pois já tinha visto e ouvido a fala da professora Amanda Gurgel. Certamente todos ou quase todos já viram e ouviram seu testemunho sobre a vergonha que é a política educacional no Brasil.

Publicado em 05/06/2011 na categoria Educação Inclusiva
Ir ao topo