Ir para Conteúdo Principal | Ir para Menu Principal

Caminho Livre para a inclusão do Deficiente Visual

 

3 Programas para reproduzir livros digitais no formato DAISY

Publicado em 17/07/2011 por Ricardo De Melo em Informática Acessível com 9 comentários

Iniciando descrição da imagem...No centro da imagem está escrito em preto DAISY. Na parte superior e inferior há uma faixa curvada em azul. Iniciando texto...

A primeira vez que ouvi falar em DAISY achei que a pessoa estava falando de uma mulher chamada Deise. E para você não cometer esse mesmo engano ou ficar com cara de piso tátil quando o assunto for esse, segue uma explicação bem básica sobre essa tecnologia relativamente nova.

O livro digital DAISY (Digital Accessible Information System), em uma tradução livre Sistema de Informação Acessível Digital, é um formato de arquivo digital, que como o próprio nome sugere, faz com que o acesso à informação seja mais acessível às pessoas, beneficiando principalmente pessoas com deficiência visual.

Os livros nesse formato (DTB ? Digital Talking Book) podem ser lidos em voz sintética, voz gravada ou em texto, além de oferecerem uma série de vantagens para os usuários com deficiência visual. Entre elas podemos destacar:

  • Facilidade na Manipulação dos arquivos;
  • Possibilidade de ir diretamente para uma determinada página;
  • Navegar pelo índice do livro e ir direto à um capítulo ou seção específica;
  • Fazer anotações no livro;
  • Marcar um determinado trecho.

O formato Daisy, foi adotado recentemente pelo Ministério da Educação como um dos formatos de livros do Plano Nacional do Livro Didático e é reconhecido internacionalmente como o que há de mais moderno em acessibilidade de leitura.

E agora que já sabemos que DAISY não é uma mulher e sim um formato de livro digital, precisamos saber como reproduzi-los e onde podemos encontrar bons livros para ler no conforto do nosso lar.

1. FSReader

O FSReader é o leitor de livros digitais da família JAWS, ou seja, foi desenvolvido pela Freedom Scientific. Teoricamente ele vem instalado por padrão desde a versão 6.0 do leitor de telas JAWS. Digo teoricamente porque só me lembro de ter tomado conhecimento deste programa na versão 11.0 do JAWS.

Um dos pontos positivos do FSReader é justamente a integração com o JAWS. Digamos que eles foram feitos um para o outro. Outro ponto positivo é a simplicidade do programa. Basicamente só há dois painéis bem distintos: o painel superior mostra o índice do livro e o painel inferior mostra o conteúdo do que foi escolhido no painel superior.

O que falta ao FSReader é uma maior possibilidade de configuração por parte do usuário. Mentira! Na verdade o FSReader não tem opção nenhuma para configuração ou personalização do mesmo. No final das contas o que importa mesmo é ter acesso ao livro e isso ele faz com muita tranqüilidade.

Clique aqui para baixar o JAWS 12 e ter acesso ao FSReader

2. Dorina Daisy Reader

Desenvolvido pela Fundação Dorina Nowill para cegos (Não diga!), o Dorina Daisy Reader é um leitor de livros digitais bastante completo. Possui uma interface com apenas três cores: preto, branco e amarelo, facilitando a leitura de livros por pessoas com baixa visão.

O fato de possuir versões em três idiomas: Português, Inglês e Espanhol parece refletir em uma leitura mais fluída por parte do sintetizador quando há termos em língua estrangeira no livro. Compreendes Muchacho?

Clique aqui para baixar o Dorina Daisy Reader

3. MecDaisy

O MecDaisy foi desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - NCE/UFRJ (desenvolvedora do DOSVOX). O resultado final dessa parceria é um leitor de livros digitais extremamente completo e fácil de usar.

Possui uma interface contrastante e com botões de reprodução do livro bastante acessíveis, facilitando a vida tanto dos usuários cegos quanto dos usuários com baixa visão.

Ainda em relação à interface do programa o que chama atenção são as várias opções de configurações. Diferentemente do FSReader, o usuário pode alterar a fonte, as cores e o sintetizador do programa. Além de outras tantas opções de personalização.

Clique aqui para baixar o MecDaisy

Convertendo documentos do Word para DAISY

Sabe aquele tutorial do Virtual Vision com trocentas páginas que você arrumou na internet? Vira e meche você precisa de uma informação, mas não sabe que página está nem o capítulo?

Como diria Seu Creysson do finado programa Casseta e Planeta: "Seus pobremas se acabaram-se!"

Converter documentos do Word para DAISY é relativamente fácil, para tanto, basta instalar um plugin no seu processador de textos. Para o Microsoft Word você poderá baixar o plugin DAISY TRANSLATOR (há versões para Word XP, 2003 e 2007). Também há um plugin para o OpenOffice Writer que pode ser baixado na página de extensões do programa.

Após a instalação do plugin, surgirá no Menu Arquivo a opção para exportar o documento no formato DAISY.

Alguns Livros para baixar

Já sabemos o que é DAISY, escolhemos um programa para reproduzir livros, mas ainda não temos nada para ler!

Então podemos começar baixando os seguintes livros:

Se você, caro amigo internauta que acompanha o site, tiver outra sugestão de programa ou livro,  compartilhe conosco, deixando um comentáiro com sua indicação. Agora o resto é com você!


Aproveite e dê uma olhada nesses artigos também:

Compartilhe:


Ícone Comentários

9 Comentários

Foto da pessoa que comentou

Adriana Lima Lisboa disse em:

18/07/2011 - 13:16:56

Olá Marrom e aí belezinha?!
Irene querida tudo bem?

Marrom parabens pela matéria mais uma vez voces arrazaram;
O texto é bem informativo, muito bom.

Beijos a todos do Movimento Livre

Dri


Foto da pessoa que comentou

marly solanowski disse em:

20/07/2011 - 07:55:37

Olá Ricardo, com seu humor que lhe é peculiar, você como disse a Adriana arrasou! Muito boas as informações sobre os três programas. Muito bacana a acessibilidade que você demonstra a partir deles. Agora é pôr a mão na massa, entrar nessa experiência prá ver como se pode avançar. Meus parabéns pois mais esse avanço no site do movimento. Só temos que agradecer por essa colaboração! abraço a você e a todos do Movimento Livre e aos internautas que farão seus comentários. marlyRicadardo


Foto da pessoa que comentou

Irene "Poeta" disse em:

20/07/2011 - 08:41:07

Olá, pessoal!!!!

Oi, Adriana, oi Marly, bom vê-las por aqui.

Só quero acrescentar ao que vocês já disseram é que para cada um desses textos em particular o de informática, há uma pesquisa minuciosa. O Ricardo e seu colaborador Wagner trabalham duro pra transmitir todas essas informações a nós.

Parabéns a vocês meninos e obrigada por tanto esforço para facilitar as nossas vidas.

Grande abraço


Foto da pessoa que comentou

Fábio disse em:

21/07/2011 - 16:21:36

São opções muito boas. O bom de saber de todas essas opções é que temos uma quantidade a mais de fonte para nós, como deficiente visual obter material de estudo, de informação e muito mais.

Fábio
Professor de Informática


Foto da pessoa que comentou

julio césar (Belo Horizonte) disse em:

22/07/2011 - 08:54:11

Oi gente!
Realmente,essas dicas, que são disponibilizadas no site, facilitam e muito as coisas pra nós!
posso dizer por mim,que estou tendo o primeiro contato com os programas citados, já os baixei e estou utilizando sem muitas dificuldades, aos poucos vou descobrindo como melhor utilizar. conto, é claro, com a grande ajuda aí de voçês do movimento livre e dos amigos internautas!.
Como dizemos aqui em minas:
Uai sô, esse trem é bom demais da conta!

Um abraço a todos, e mais uma vez, muito obrigado!


Foto da pessoa que comentou

Ricardo De Melo disse em:

23/07/2011 - 13:44:13

Como sempre amigos é muito bom receber um retorno positivo de vocês. Espero que além de ler o artigo vocês possam baixar os programas e os livros e usarem constantemente.

Livros no formato DAISY são muito mais gostosos de se ler!

Abraços


Foto da pessoa que comentou

Ivonete Chechi disse em:

17/08/2011 - 22:32:36

Muito bom o site, informações riquíssimas para pessoas com deficiência visual, e para nós educadores que atuamos na Educação Especial. Sou professora de sala de recursos para alunos com Deficiência (todas) e Transtornos Globais do Desenvolvimento, em uma escola pública do munícipio de Joinville, sempre que possível pesquiso sobre os recursos disponíveis para áuxíliá-los. Já trabalhei em uma instituição para alunos com Deficiência Visual, conheço alguns recursos, mas sempre que possível pesquiso sobre o assunto.
Parabéns!


Foto da pessoa que comentou

William disse em:

07/09/2011 - 16:18:21

Olá pessoal.
Fico muito feliz com a riqueza de informações que o Movimento Livre está disponibilizando.
Pesso que a Profa. de joenvile também se tiver programas que faacilietem a vida dos deficientes visuaais nos disponibilizem também. Vamos formar um ciclo virtuoso de informações positivas e ´´uteis.

Um abraço Prof. William


Foto da pessoa que comentou

LORENA GOBBI ISMAEL disse em:

07/05/2012 - 13:51:19

Olá! Também gostaria de agradecer muito a contribuição com informações organizadas, claras e diretas. Difícil encontrar algo assim na rede.
Tenho uma dúvida: como seria a inserção de audiodescrições nas figuras do livro? E quanto ao texto pré-gravado?

Agradeço desde já!

Lorena Gobbi Ismael
Bacharelanda em Linguística - UFSCar



Ir ao topo