Ir para Conteúdo Principal | Ir para Menu Principal

Caminho Livre para a inclusão do Deficiente Visual

 

5 leitores de telas para seu computador

Publicado em 01/09/2010 por Ricardo De Melo em Informática Acessível com 725 comentários

Iniciando descrição da imagem...Essa imagem é uma montagem contendo a logomarca dos leitores de telas descritos nessa página. As logomarcas estão posicionada uma ao lado da outra. Da esquerda para a direita está a logomarca do Virtual Vision, seguido pela logomarca do NVDA, JAWS, Orca e Doxvox. A descrição detalhada de cada logomarca está logo abaixo. Finalizando descrição da imagem. Iniciando texto...

Artigo atualizado em 31/07/2011

Os leitores de telas são programas que, interagindo com o Sistema Operacional do computador, capturam toda e qualquer informação apresentada na forma de texto e a transforma em uma resposta falada utilizando um sintetizador de voz.

O leitor de telas “varre” os programas em busca de informações que podem ser lidas para o usuário, possibilitando a navegação por menus, janelas e textos presentes em praticamente qualquer aplicativo.

A navegação é feita através de um teclado comum, dispensando o uso do mouse na maior parte do tempo, e o áudio é emitido através da placa de som presente no computador. Nenhuma adaptação especial é necessária para que o programa funcione e possibilite a utilização do computador pelo deficiente visual. Deste modo, o usuário pode ouvir tudo o que está sendo mostrado, conforme navega pelo sistema e/ou utiliza os comandos do programa.

Nesse artigo irei falar de 5 leitores de telas existentes para seu computador. Lembrando que essa não é uma lista de classificação e sim uma lista de ordenação, portanto, o primeiro da lista não significa necessariamente que seja o melhor, mesmo porque o melhor leitor de telas é o que atende melhor suas necessidades.

Leitura Complementar: 10 Ampliadores de telas para seu computador

1. JAWS for Windows

Iniciando descrição da imagem...A imagem com fundo branco, no centro há um tubarão na cor cinza, logo abaixo está escrito: JAWS na cor azul. Fim da descrição. Iniciando texto...

O JAWS (Job Acess With Speech) é sem dúvida o principal leitor de telas do mercado. Desenvolvido pela Freedom Scientific o software é considerado por muitos o melhor e mais completo leitor de telas para plataforma Windows.

Atualmente na versão 12, o sofware permite aos usuários cegos ou com baixa visão acesso quase que total as principais funcionalidades do sistema, desde manipulação de pastas e arquivos, configuração e personalização do sistema, criação e edição de documentos no pacote de escritório Office, navegação em sites da internet, entre outras funcionalidades.

Ficha Técnica:
Versão: 12.0.522 Demo (sessões de 45 minutos);
Desenvolvedor: Freedom Scientific;
Site Oficial: www.freedomscientific.com
Download: Clique aqui para baixar o JAWS 12.

2. Virtual Vision

Iniciando descrição da imagem...A imagem está com o fundo branco. No centro há uma pirâmide na cor azul. Está pirâmide está cortada ao meio formando outra pirâmide menor na parte superior. Nesta pirâmide menor a face da frente está na cor branca e no centro há um circulo azul. Fim da descrição. Iniciando texto...

Desenvolvido em 1997 pela empresa Brasileira Micropower, o Virtual Vision, atualmente na versão 6.0, é o único leitor de telas totalmente desenvolvido no Brasil.

Esse leitor tupiniquim roda em ambiente Windows e é capaz de interagir com os principais programas normalmente utilizados em um computador, reconhecendo assim Word, Excel, Internet Explorer, Outlook, MSN, Skype, entre outros.

Ficha Técnica:
Versão: 6.0 Demo (sessões de 30 minutos);
Desenvolvedor:
MicroPower;
Site Oficial: www.virtualvision.com.br
Download: Clique aqui para baixar o Virtual Vision 6.0
(você será redirecionado para uma página de cadastro).

3. DOSVOX

Iniciando descrição da imagem...Imagem com fundo branco. No centro está escrito Dos na cor branca com fundo preto e embaixo está escrito Vox na cor preta com fundo branco. Em volta percebe-se um desenho de um fone de ouvido. Fim dadescrição. Iniciando texto...

Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o DOSVOX não é apenas um leitor de telas e sim um Sistema Operacional completo rodando em ambiente Windows.

Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado. Talvez por isso o DOSVOX seja o leitor de telas mais indicado para crianças, jovens ou para um usuário que esteja começando a usar um computador.

Dentro do sistema você encontrará editor de texto, jogos de caráter didático e lúdico, programas para ajudar na educação de crianças com deficiência visual, entre outras tantas funcionalidades.

Ficha Técnica:
Versão: 4.1 Gratuito;
Desenvolvedor: Núcleo de Computação Eletrônica da (UFRJ);
Site Oficial: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox
Download: Clique aqui para baixar o DOSVOX 4.1 (versão completa)
ou Clique aqui para baixar o DOSVOX 4.1 (versão básica).

4. NVDA

Iniciando descrição da imagem...Imagem com fundo branco. No centro há as letras N e D estilizadas na cor preta.

O NVDA (Non Visual Desktop Access ) é um leitor de telas gratuito e de código aberto, ou seja, é um software totalmente livre de custos, indo pela contramão do JAWS e Virtual Vision, onde o valor da licença é inacessível à grande parte da população.

O projeto foi iniciado em meados de 2006, pelo jovem australiano Michael Curran, mas ainda está um pouco aquém dos seus principais concorrentes comerciais nos quesitos de funcionalidades e interação com o sistema, no entanto o leitor está evoluindo a passos largos.

Uma característica que garante um grande diferencial ao NVDA é o fato dele não precisar ser instalado no sistema, podendo ser levado em um pendrive, cd ou qualquer outro disco removível.

Ficha Técnica
Versão: 2011.1.1 (Gratuito e de Código Aberto);
Desenvolvedor: NV Access;
Site Oficial: www.nvda-project.org
Download: Clique aqui para baixar o NVDA 2011.1.1 ou
Clique aqui para baixar o NVDA 2011.1.1 (versão portátil).

5. Orca

Iniciando descrição da imagem...A imagem tem o fundo em branco. No centro há uma baleia orca segurando uma bengala. Fim da descrição. Iniciando texto...

Assim como o NVDA, o Orca também é um sofware gratuito e de código aberto. O diferencial aqui é que ele roda em Sistema Operacional Linux. O Orca além de leitor de telas é também um ampliador de telas, possibilitando ao deficiente visual a utilização de apenas um programa para tornar o sistema acessível.

Falando em sistema acessível, o Orca já vem instalado como recurso de acessibilidade padrão em algumas distribuições Linux, permitindo assim que o deficiente visual instale o sistema sem o auxílio de um vidente. Como o Linux possui muitas distribuições, sugiro aos interessados baixar a versão Linux Acessível.org ou o Projeto PenDrive F123.org.

Ficha Técnica:
Versão: 3.0 (Gratuito e de Código Aberto);
Desenvolvedor: O desenvolvimento do Orca tem sido guiado pelo Accessibility Program Office of Sun Microsystems, Inc. com contribuições de muitos membros da comunidade.
Site Oficial: http://live.gnome.org/Orca
Download: Clique aqui para baixar o Linux Acessível 2011.04 ou Clique aqui para baixar o Projeto PenDrive F123.org.

Vídeos

  JAWS 9 - Software leitor de tela para deficientes visuais Instalação do Virtual Vision 6.0 Conheça o DOSVOX Usando o NVDA Teste de Acessibilidade com o Orca

 

Em breve lançaremos as teclas de atalhos desses sofwares para a nossa Série Atalhos de Teclado. Como sempre, envie suas dúvidas e sugestões para o e-mail: movimentolivre@movimentolivre.org ou utilize nossa página de contato.


Aproveite e dê uma olhada nesses artigos também:

Compartilhe:


Ícone Comentários

725 Comentários

Foto da pessoa que comentou

Elciene disse em:

19/10/2010 - 21:59:42

Essas informações me ajudaram muito gostei de ver alias eu não gostei de ver pois eu não enxergo Legal este site publicarei :D


Foto da pessoa que comentou

ivan de castro disse em:

24/10/2010 - 19:11:55

Olá amigos hoje é o primeiro dia que visito este site mas gostei muito tenho uma pergunta como fazer o linux foncionar no pendrive
um abraço


Foto da pessoa que comentou

Ricardo De Melo disse em:

25/10/2010 - 11:36:33

Olá Ivan, tudo bem? Obrigado por visitar e deixar comentários no nosso site.

Quanto a sua pergunta:
No Linux Ubuntu, vá no Menu Sistema, escolha Administração e depois clique em Criador de Discos de Inicialização. Você vai precisar de uma imagem de cd (arquivo .iso) e um pen drive formatado.

Qualquer outra dúvida deixe comentário. Abraços


Foto da pessoa que comentou

wilder eduardo rosas disse em:

17/02/2011 - 10:32:00

muito bom essa iniciativa


Foto da pessoa que comentou

wilder eduardo rosas disse em:

27/03/2011 - 11:17:48

eça esposição de leitores de tela é boa mas serria melhor se tivesse mais versões do leitor de telas jaws.


Foto da pessoa que comentou

julio cesar disse em:

25/07/2011 - 17:56:38

Olá pessoal,
Acabei de baixar o jahs 12, e estou com dificuldades em configurar, pois está em inglês, alguem pode me informar como passo para o português?
Muito obrigado, até mais.


Foto da pessoa que comentou

Movimento Livre disse em:

25/07/2011 - 20:39:21

Júlio estou enviando sua solicitação ao autor do artigo para que ele possa lhe responder.
Retorne daqui um ou dois dias para obter a resposta.

Atenciosamente!


Foto da pessoa que comentou

Ricardo De Melo disse em:

26/07/2011 - 11:47:13

Olá Júlio tudo bem?
Bom o JAWS 12 ainda não está em português, mas há uma configuração que você deve fazer para tornar sua leitura. Vamos ao passos:

Passo 1: Pressione Insert + j para trazer a janela do Jaws para o primeiro plano.
Passo 2: Aperte ALT para acessar a barra de menus. Na barar de menus escolha Options, depois Voice. No submenu escolha Voice Adjustment.
Passo 3: Na janela que se abre dê um TAB até language. Com as setas para baixo ou para cima escolha Braziliam Portuguese.
Passo 4: Com TAB vá até o botão Save As. Dê um enter. Na janela que se abre dê outro Enter.
Passo 5: Surgirá uma pergunta na tela, escolha sim ou yes.
Passo 6 Com TAB vá até o botão Ok.

Pronto seu JAWS 12 vai estar em português.

Até mais


Foto da pessoa que comentou

julio cesar (Belo Horizonte - MG) disse em:

27/07/2011 - 17:08:41

Tudo bem, Ricardo.

Agora sim, deu tudo certo, obrigado pelo retorno.

Abraços.


Foto da pessoa que comentou

Renata disse em:

26/08/2011 - 16:09:49

Muito importante o artigo, para mim de suma importância neste momento.
Parabéns!!!


Foto da pessoa que comentou

Emerson Victor disse em:

28/10/2011 - 13:42:02

Ola amigo : Presciso muito da sua ajuda .... Dou aulas para deficientes visuais totalmente cegos .

Dou aula do sistema operacinal windows xp , html , word , internet explorer etc ...

Cara prescios do Jaws para o Sistema windows 7 64 bits ja com a vacina se tiver me deixa um recado cara por favor .. Aqui vai meu msn : emersonvictor44@hotmail.com


Foto da pessoa que comentou

nadir santos freitas disse em:

20/11/2011 - 13:46:13

muito bom mesmo este site,pois nos dá explicações e apoio no ingresso a informatização para os portadores com deficiência visual.


Foto da pessoa que comentou

Victor Passos disse em:

08/12/2011 - 16:57:09

Ola muita paz
Sou voluntário em Instituição de leitura especial.
De Portugal.
E gostava de proporcionar cada vez mais meios aos cegos e pessoas de baixa visão.
E gostava de questionar , pois queria começar a criar também os livros em daisy.
O vision se colocado no meu pc que tem o vista, irá sofrer alterações com ele?
Se sim quais?
O Jaws interfirirá também no meu pc, ou só quando o usar?

Agradeço atenciosamente

Dou os parabéns por seu Site , muito bom e de muita ajuda para nós.Continuem por favor


Foto da pessoa que comentou

Ricardo de Melo disse em:

08/12/2011 - 17:58:01

Olá Victor, obrgiado por visitar nosso site.
Parece ser bem interessante seu trabalho.

Quanto as suas dúvidas, digo que qualquer software interfere no pc.
O JAWS e o Virtual Vision, ou outro leitor de telas qualquer, não interfere no computador a ponto de você sentir diferença no uso do dia a dia.

Abraços


Foto da pessoa que comentou

RMB disse em:

03/04/2012 - 21:28:06

Olá a todos. Eu já usei uma versão antiga do DOS VOX, não me recordo qual, mas tinha uma voz sintética muito irritante, não sei se foi porque eu não consegui configurar, gostei do JAWS 12, encontrei este em um site de hospedagem de programas com serial, não passo o link por não saber se é permitido, afinal é uma versão pirata rsrsrs.

E eu só precisei usar o DOS VOX para baixar o JAWS 12 e configurar, depois foi bye bye para o DOS VOX hsuahsuahsuha, para mim foi fácil pois já trabalhava com informática, e sou acostumado com termos em inglês.

Uma coisa que eu não gostei do JAWS, é que ele não faz a leitura do que te respondem no msn, e se ele faz isso, não faço idéia de como configurar, se alguém puder me dar uma dica, agradeço.

PS: Estou correndo atrás para descobrir o meu problema visual via SUS, o que é uma vergonha, enxergo pouco, meu problema é com a claridade, mas para fazer um exame só entrando com ordem judicial, e mesmo assim ainda atrasa.


Foto da pessoa que comentou

ricardobraylita@hotmail.com disse em:

22/04/2012 - 10:42:36

EU SOU CASADO COM UMA JOVEM BAIXA VISÃO QUE SER O MELHOR MARIDO DO MUNDO PRA ELA


Foto da pessoa que comentou

Antonio G M Viana disse em:

24/04/2012 - 15:36:53

o virtual vision ler o conteudo de e-mail do hotmail?


Foto da pessoa que comentou

Marília matos disse em:

25/06/2012 - 16:50:04

Olá pessoal faço pesquisa sobre acessibilidade queria saber se esses leitores de tela fazem leitura de um arquivo em flash?


Foto da pessoa que comentou

Ricardo de Melo disse em:

25/06/2012 - 16:53:58

Olá Marília, a tecnologia flash não é acessível aos leitores de telas. Se um site for desenvolvido em flash o leitor de telas não conseguirá ler nenhuma/ou pouca informação apresentada na tela.


Foto da pessoa que comentou

RMB disse em:

30/06/2012 - 22:19:34

Graças a Drº Andréia, minha oftalmologista, hoje eu sei qual problema tenho na visão, no meu caso é Neurite Óptica (H46), e hoje foi meu primeiro dia no instituto dos cegos (ICEMAT) daqui da cidade, tive de formatar meu pc, e perdi o jaws, tive um problemão com o HD, perdi tudo o que havia nele infelizmente, estou na busca do JAWS novamente rsrsrs, vou encontrar.

Deêm uma olhada no mundocegal.com.br

Penso eu, que uma parceria seria uma boa, o que acha Ricardo? xD


Foto da pessoa que comentou

rosana uhl disse em:

22/10/2012 - 10:11:12

Qual deles é o mais leve e o melhor
alguem sabe mecdaisy?


Foto da pessoa que comentou

Ricardo de Melo disse em:

28/10/2012 - 09:58:57

Olá Rosana, eu considero o NVDA o mais leve dos leitores de telas que funcionam no Windows.

Sobre DAISY dê uma olhada no site que tem material sobre o assunto.

Abraços


Foto da pessoa que comentou

ROM disse em:

23/11/2012 - 15:47:13

Gostei do site, só penso que deveria ser mais atualizado e divulgado nas redes sociais, uma vez que muitos destes usuários das redes, tem ao menos um familiar com deficiência visual, como eu, que sou um DV com baixa visão, penso que temos que aparecer mais em meio as comunidades videntes ou não, somos todos iguais, cada um com suas capacidades.


Foto da pessoa que comentou

JC SILVESTRE disse em:

19/01/2013 - 18:17:15

Ola amigo.
Deus abençoe sua iniciativa.
Gostaria de saber se o leitor de tela -poket voice - esta disponibilizado gratuitamente e como fazer para baixa-lo, caso contrário que programa gratuito voce me aconselharia. Sou cego.
Fique com Deus e obrigado


Foto da pessoa que comentou

ceguinha disse em:

04/03/2013 - 18:31:49

Oi, tudo bom?
Esse orca só funciona no linux?
E como melhorar as vozes no NVDA? São terríveis!
I Jaws é muito caro.
O virtual vision troca as teclas de atalho a cada nova versão
Uso o monitvox, dos dos vox por falta de opção. Uso a voz sap 4 da juliana. Acabei me acostumando com ela. Mas queria uma voz em ingles para poder estudar o idiioma. Com as vozes em ingles do dos vox é impossível. Sabe de alguma que eu possa baixar gratuitamente?
Obrigada.


Foto da pessoa que comentou

Rafael disse em:

23/03/2013 - 14:05:14

Olá gostaria de saber em que ferramenta é desenvolvido o sit movimentolivre. Se utilizazam CMS's, qual seria, Wordpress,drupal, joomla, xoops. Meu interesssé é por notar vários plugins de acessibilitade muito bem empregados.


Foto da pessoa que comentou

valdemar fernandes costa disse em:

25/03/2013 - 08:23:23

Ola! professor Ricardo tive dando uma espiadinha no movimento livre e gostei muito do que você faz para tirar as duvidas das pessoas com deficiência . parabéns.


Foto da pessoa que comentou

Ricardo de Melo disse em:

25/03/2013 - 11:03:35

Olá Rafael. o site foi feito na unha. Não foi usado CMS. Os recursos de acessibilidade foram pesquisados no Google.


Foto da pessoa que comentou

Ceguinha disse em:

15/04/2013 - 18:16:56

Oi, tudo bem? Bem, eu gosto demasiadamente de ler e até tenho um blog onde posto livros que escrevo. O problema é que, como leio além da conta, a maior parte dos ebooks que me
interessam e que procuro na net estão em ingles e meu edvox não tem uma voz em
ingles muito interessante. Aí começam os meus problemas para ler. Como ainda estou capengando no inglês, procuro uma voz, pelo menos, razoável. Tento o NVDA. Ele
trava meu PC. Não posso pagar pelo Jaws, que dizem, ser o melhor. Uso, na maior parte do tempo, o Monitvox. Tenho visão subnormal e consigo navegar com esse leitor
na maior parte do tempo. Todavia, ele se desliga automaticamente sempre que abro
um arquivo PDF na Net, pois sei que o Monitvox não lê esse tipo de arquivo. Mas precisa fechar o programa só por que não lê determinado arquivo?
E o mais chato éque ele fecha também em outras situações, sempre que estou na Net. Não posso abrir a Wikipédia, não
posso ver imagens no Google, não posso abrir pagina alguma que aparenta estar em TXT na Net. Além disso tudo, minha lente também entra em conflito com meu Win7, embora ela
tenha vindo com ele. E nem adianta ligar o NVDA pois tudo para. Há alguma solução para o meu caso? Agradeço de qualquer forma, pela atenção.


Foto da pessoa que comentou

jorge muchacuar disse em:

28/06/2013 - 17:00:36

boa tarde gostaria saber como que faco para o Jaw funcionar en leitores de pdf, pois quando estou a ler um documento em pdf, nao acontece nada, peco ajuda.
Obrigado.


Foto da pessoa que comentou

Noeme Brito Santana disse em:

25/07/2014 - 14:10:39

Magnifica as dicas, faço o curso Formação continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis pela UFRGS, e fico muito feliz em responder as dúvidas com tanta precisão.



Ícone Comente

Deixe seu comentário

Preenchimento obrigatório

Preenchimento obrigatório

Preenchimento opcional

Preenchimento obrigatório

Ir ao topo