Ir para Conteúdo Principal | Ir para Menu Principal

Caminho Livre para a inclusão do Deficiente Visual

 

3 Lugares em São Paulo para um passeio de domingo

Publicado em 11/04/2011 por Rosaura Louzzano em Turismo Adaptado com 8 comentários

Iniciando descrição...Imagem mostra do centro para a direito o número três na cor azul. Do centro para a esquerda há três ícones. O primeiro é um ícone de uma árvore, o segundo um ícone de um copo com uma bebida e o terceiro é um ícone com duas máscaras, representando o teatro. Iniciando texto principal...

Ando muito por São Paulo e costumo participar de vários eventos culturais e turísticos. Por ser agente de viagens, sempre me preocupo com o bem estar dos meus passageiros. Hoje atuando no Movimento Livre e sendo deficiente visual com baixa visão, essa preocupação só tem aumentado e me faz observar mais atentamente os locais por onde passo.

Procuro lugares onde nós, os deficientes visuais, possamos ser inclusos de forma mais adequada, pois como sabemos, não há acessibilidade na maioria dos lugares, inclusive nas ruas da nossa cidade.

Nesse artigo vou recomendar três lugares para você curtir um domingo com os amigos ou mesmo sozinho. Que tal um parque para fazer caminhada, um barzinho para comer petiscos e para fechar o domingo, uma ópera?

Pra começar o Domingo...

Nada melhor que um parque para começar o domingo com uma bela caminhada para relaxar e desestressar. O parque que indico é o Mário Covas. Localizado na Avenida Paulista, centro financeiro da cidade de São Paulo. O local é agradável e de fácil acesso, ideal para pequenas caminhadas. Quando cheguei, achei muito interessante na entrada ter rampa e piso tátil que dão acesso para um posto de informações turísticas.

Fui muito bem atendida e na entrada do posto, na parede do lado esquerdo, há um mapa tátil. Esse parque possui um passeio (calçada) largo, sem obstáculos e com caramanchão . Há uma pequena trilha e há também mesas de cimento com bancos ao seu redor.

Como chegar: Basta descer na estação do Metrô Trianon/Masp.

Bateu aquela fome?

Depois de uma caminhada, nada mais natural que sentir fome, não é mesmo? E já que estamos na região da Paulista, não deixe de ir ao bar Prainha Paulista, que fica na esquina da Rua Eugênio de Lima com a Avenida Paulista. Nele, as mesas estão dispostas na calçada, mas estas, não atrapalham em nada o caminho dos pedestres por ficarem cercadas como se estivessem em uma varanda.

O que me fez divulgar esse estabelecimento, além do lugar agradável e dos petiscos deliciosos, foi o bom atendimento para com nós deficientes visuais, apesar de não ter cardápio em braille. Essa atitude, à qual damos o nome de Acessibilidade Atitudinal, é que faz toda diferença.

Pra fechar o Domingo...

Um dos locais de que mais gosto é o Teatro São Pedro, localizado na esquina da Rua Barra Funda com a Rua Albuquerque Lins, 171. Foi inaugurado no dia 20 de janeiro de 1.917 e construído pelo arquiteto português Manuel Fernandes. Seu estilo arquitetônico é bem eclético, possui 636 lugares e mantém o estilo luxuoso do século XIX.

Assim como em 2010, os espetáculos da temporada 2011 terão audiodescrição. Então, não tem desculpas para não curtir essa programação.

Como chegar: Fica pertinho do Metrô Marechal Deodoro.

Gostou das minhas sugestões? Fica o convite para você, amigo internauta, fazer esse passeio e nos contar posteriomente como foi.


Aproveite e dê uma olhada nesses artigos também:

Compartilhe:


Ícone Comentários

8 Comentários

Foto da pessoa que comentou

Irene de Barros disse em:

12/04/2011 - 11:14:01

Olá, pessoal
É como eu tenho dito já há algum tempo, o artigo pronto e no ar, consegue ficar melhor do que o esperado.
As fots estão ótimas, a distribuição dos temas dentro do artigo e o melhor, o artigo em si é ótimo, acho que vou aceitar o convite e fazer esse passeio.
Parabéns a vocês, Rosaura, Ricardo e Wagner.


Foto da pessoa que comentou

marly solanowski disse em:

12/04/2011 - 14:07:36

Gostei muito dessas sugestões para um domingo prazeiroso! Muitos de nós nem imaginam que no coração da Avenida Paulista existe ainda um parque onde se possa caminhar, respirar um ar queainda se mantém pelas belas árvores e o verde que restou naquela região. Esse parque representa uma parte de uma grande história da cidade de São Paulo, no momento em que foi construído o MASP Museu de Artes de São Paulo, planejado por uma grande mulher Lina Bo Bardi, criando um vão livre não acreditado pela própria arquitetura da época. Então, minha sugestão: que o Movimento Livre, em conjunto, compartilhe dessas três boas sugestões de lazer, acompanhado de parentes e amigos. Parabéns Rosaura e também pela disposição dessa matéria no site..


Foto da pessoa que comentou

Fábio - Movimento Livre disse em:

12/04/2011 - 16:49:51

Estas informações foram maravilhosas deixa qualquer cidadão de boca aberta. Por um passeio tão bem montado, rápido e prático. Vou falar para todos lá em Mogi.
Parabéns!!!
Fábio


Foto da pessoa que comentou

Ricardo De Melo disse em:

13/04/2011 - 10:41:08

Oi Rosaura, boas dicas de passeio essas que você deu. Ainda não conheço o parque Mário Covas, mas pela sua descrição do parque, ele parece ser um ótimo passeio para fazer caminhada. Quanto ao bar citado, nada melhor do que comer na Paulista em pleno domingo, não é mesmo?

Obrigado pelas indicações!


Foto da pessoa que comentou

Henrique JR disse em:

13/04/2011 - 10:41:11

Ótimo texto, no entanto vejo dois problemas: Falta informação do trajeto entre o parque e o bar citado na matéria. Outro problema é porque não recomendar um espetáculo na região da av, paulista mesmo? Vou ter que sair da zona sul para zona oeste?


Foto da pessoa que comentou

Irene disse em:

16/04/2011 - 22:55:30

Olá, pessoal.

Olha eu aqui outra vez. Gostei da colocação do Henrique, primcipalmente sobre sair de um lado da cidade e ir para outro. Mas a mim parece que as sugestões foram feitas levando em conta duas coisas: a primeira o gosto pessoal da Rosaura, que cá entre nós, é ótimo. Segunda: os três lugares são muito próximos das estações de metrô.
De qualquer modo é importante fazer a colocação para que no futuro os artigos possam ter esse cuidado a mais,
Obrigada pela dica Henrique, só assim faremos com que nosso trabalho atenda aos nossos amigos internautas com mais objetividade.

Ah, já ia esquecendo, obrigada a você Rosaura, por estar sempre atenta e nos colocar à par dos lugares que valem à pena serem visitados por nós.

Grande abraço a todos


Foto da pessoa que comentou

rosa maria de rezende disse em:

21/04/2011 - 19:03:06

ola eu sou a rosa. passeando pelo site, achei interessante a palavra ceguístico.


Foto da pessoa que comentou

rosa disse em:

20/05/2011 - 17:41:09

olá, só estou usando o site para tirar a dúvida de uma colega de curso. obrigada



Ir ao topo