Ir para Conteúdo Principal | Ir para Menu Principal

Caminho Livre para a inclusão do Deficiente Visual

 

Reatech 2012: 3 opções de turismo acessível encontradas na feira

Publicado em 21/04/2012 por Alessandra Leles em Turismo Adaptado com 3 comentários

No sábado dia 14 de abril, visitei a XI Edição da Reatech São Paulo que se encerrou no domingo dia 15. No fim de semana como é de se esperar, a feira é mais movimentada, e nós do Movimento Livre gostamos disso! Pessoas, novidades e inclusão social, é irresistível uma feira como essa!

Ao chegar a estação Jabaquara do metrô já comecei a comparar com a edição do ano passado. Em frente à escada fixa da estação, tinha um rapaz identificado com uma camiseta na discreta cor laranja e com o logo da Reatech.  Ele estava lá justamente para orientar os visitantes da feira como chegar às vans que nos levariam ao Centro de Exposição Imigrantes. Assim que vi o rapaz, ele atendeu  um senhor surdo em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

O local para chegar até a van é o mesmo do ano passado, incluindo as calçadas estreitas, esburacadas e cheias de desníveis, o que piora à noite, por que a rua não é bem iluminada. Sei que essa questão está relacionada à prefeitura e não à feira em si, mas não temos como ignorar que para chegar a algum lugar, na maioria das vezes precisamos passar por caminhos nada acessíveis até mesmo quando o destino é para tratar sobre acessibilidade.

Outra novidade este ano é que, era possível inscrever-se pelo site e ao chegar no local, bastava digitar o CPF e o nome em um dos totens dispostos na entrada que a etiqueta com a identificação era impressa e uma colaboradora da feira a entregava colada ao crachá, bom para não perder tempo na fila dos guichês tradicionais, porém, os totens não tinham altura acessível para cadeirante nem leitor de telas.

Minha missão este ano foi a de buscar informações relacionadas ao turismo, mas a feira é grande, o tempo passa rápido e óbvio que um único dia não é suficiente, por isso, elegemos três opções para o  turismo.

No litoral

O primeiro estande visitado, foi o da prefeitura da cidade de Guarujá, situada no litoral sul do estado de São Paulo, a 80 km da capital paulista.  Conversei com o senhor Roberto Curi, que é cadeirante e presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Segundo Roberto, Guarujá está se preparando para ser uma cidade acessível. O teatro da cidade, Procópio Ferreira, está em fase final de reforma e o shopping La Plage devido a  iniciativa do Conselho instalou 4 elevadores adaptados.

Mas quando pensamos em Guarujá, lembramos das praias não é? Das 27 praias que compõe a cidade, 3 estão na mira da acessibilidade, são as do Tombo, Enseada e Pitangueiras. Provavelmente você já ouviu falar delas por serem famosas, mas a questão acessibilidade ainda está no começo e as providências tomadas até o momento estão mais relacionadas às necessidades específicas de cadeirantes, carecendo de mais atenção às demais necessidades. Porém, de acordo com as informações fornecidas pelo site da prefeitura da cidade, em alguns locais dos principais pontos turísticos há piso podotátil e sinal sonoro.

Se é morador ou frequentador da cidade, pode colaborar conosco nos contando suas impressões e experiências. Quando eu resolver minha deficiência financeira, terei uma boa desculpa para ir até lá conferir pessoalmente.

No interior

O segundo estande visitado foi o da cidade de Socorro, localizada no interior do estado de São Paulo a 130 km da capital, junto a Serra da Mantiqueira e faz parte do circuito das águas. Favorecida pelo clima ameno-seco e belezas naturais, seu ponto forte é o turismo em diversas modalidades: o convencional, o rural e o de lazer como o turismo de aventura. Foi justamente ao ver um banner com uma pessoa suspensa em uma tirolesa mas, diferente do convencional, ela estava deitada  apoiada em uma estrutura que permitia olhar para baixo, estender os braços e imagine, sentir o vento envolver seu corpo!

A proposta do estande era justamente divulgar o Projeto Socorro Acessível, iniciado em 2007 com o objetivo de atender às necessidades das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O Projeto inclui obras de acessibilidade como a implantação de um conjunto de semáforos sonoros nos principais pontos turísticos da cidade entre eles, o Portal Colonial que fica na entrada da cidade e em outros pontos turísticos como: o Portal Lions, o Mirante do Cristo, o Centro de Eventos, o Horto Municipal e o Centro Histórico e Comercial da cidade.

Chamou-me a atenção as atividades típicas do turismo de aventura que oferecem versões adaptadas para atender pessoas que possuam deficiências. Algumas dessas adaptações tornam-se interessantes até para quem não requer esses recursos.

Você já ouviu falar em Acqua-ride, pêndulo e tombonágua? Se a resposta for não e vier acompanhada do sim tenho deficiência visual, saiba que em Socorro você poderá saber o quê são essas e outras aventuras praticando essas atividades normalmente, com adaptação mínima e na companhia dos monitores. Para a hospedagem a cidade possui dois hotéis fazenda sendo que em um deles há um local apropriado para o descanso do cão-guia e funcionários preparados para conduzir o hóspede, inclusive para fazer o reconhecimento do espaço ao chegar ao hotel.

Na cidade grande

O terceiro estande visitado pelo Movimento Livre foi o do Amigos Pra Valer!, onde fomos muito bem recebidos pelo José Vicente. Sorridente e alegre nos audiodescreveu e guiou nossas mãos curiosas para uma das fantasias utilizadas no desfile da Escola Camisa Verde e Branco no carnaval deste ano em São Paulo.

Antes de pensar nas inúmeras dificuldades arquitetônicas e comportamentais que envolvem a questão da acessibilidade, o grupo organiza passeios em lugares onde predomina o lazer e a cultura. 

De acordo com José Vicente, o Amigos Pra Valer! nasceu no dia 14 de dezembro de 2008 durante o primeiro passeio do grupo chamado de Natal Iluminado e é sob as energias positivas do período natalino que o grupo leva alegria, cultura e lazer aos deficientes visuais que moram na cidade de São Paulo.

Desde 2008 o grupo já levou inúmeras pessoas com deficiência visual à exposições, teatros, cinema, museus e todo tipo de turismo urbano disponível na cidade. Acesse o site, cadastre-se gratuitamente e participe dos eventos promovidos por eles.

E você também foi à Reatech? Se foi, conte para nós o que gostou, o que não gostou e algo que  chamou sua atenção. Se já foi a uma das cidades citadas neste artigo, compartilhe sua vivência conosco lembrando que comentários no site são sempre bem vindos!

Se estiver no Rio de Janeiro, além de curtir a praia, em breve você poderá visitar a Reacess, versão carioca da Reatech, e nos contar como foi é claro!

Serviço

Cidade do Guarujá
www.guaruja.sp.gov.br
Secretaria de Turismo de Guarujá
Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 723 ? Centro (Praia das Pitangueiras)
Telefones: (13) 3344-4600    
E-mail:
Leia também:
www.guaruja.sp.gov.br/municipio-caminha-por-uma-cidade-mais-acessivel
www.guaruja.sp.gov.br/prefeitura-implanta-acessibilidade-em-obras-de-urbanizacao-e-proprios-publicos

Cidade de Socorro
www.cidadedesocorro.com.br
www.socorro.tur.br
www.estanciadesocorro.com.br
www.cidadeaventura.com.br

Amigos Pra Valer!
www.amigospravaler.org
E-mail:

Reacess Rio ? IV Feira Nacional de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
www.reacess.com.br
De 29 de junho a 01 de julho de 2012
Sexta-feira dia 29/06 das 13 horas às 20 horas
Sábado e Domingo dias 30/06 e 01/07 das 10 horas às 19 horas
Local: Riocentro   -   Visitação gratuita
Informações:
www.miksom.com.br
Fone: (21) 2143-5348


Aproveite e dê uma olhada nesses artigos também:

Compartilhe:


Ícone Comentários

3 Comentários

Foto da pessoa que comentou

Irene Poeta disse em:

21/04/2012 - 17:01:09

Olá, pessoal!!!
O artigo está fresquinho e está ótimo!!! Parabéns, Alessandra, dá gosto ler o que escreve, do mesmo modo que é delicioso ouvir a leitura que fez no áudio-artido, "O correto é...".

Quem ainda não ouviu, aproveite quando terminar a leitura desse artigo e ouça o áudio-artigo, vale à pena.

Quanto às informações que traz pra nós, confesso que fiquei morrendo de vontade de conhecer a cidade de Socorro.

Mais uma vez, parabéns e obrigada pelo artigo delicioso e pelas informações que só nos deixam com vontade de passear.

Aabraço a todos


Foto da pessoa que comentou

William disse em:

23/04/2012 - 05:16:45

Está acontecendo uma grande mudança na vida dos brasileiros. Como a nossa economia está aquecida e equilibrada, as camadas menos favorecidas estão conseguindo viajar mais, outro fenômeno que também está favorecendo é que os idosos estão tendo mais condições de procurar uma qualidade melhor de vida também nas viagens e passeios em diversos lugares. Nós, pessoas com deficiências estamos também aproveitando esta fase para sair por aí, cada vez mais conhecidos meus e eu e minha esposa Adriana, estamos sempre dando uma escapada por este Brasilzão que tem lugares maravilhosos! Sentimos que mesmo com toda dificuldade e falta de acessibilidade podemos e devemos passear e conhecer outros lugares e pessoas com outras culturas. Faz um bem nas nossas vidas e sentimos uma renovação. Tivemos a oportunidade em nossas férias de janeiro conhecer salvador. Foi incrível as praias e o Pelourinho. Passamos na ladeira onde o Michel Jackson levou um tombo quando filmava um clipe. Sentimos uma sensação de liberdade e melhor ainda, eu e minha esposa somos deficientes visuais, eu com baixa visão e ela cega mas apesar da falta de acessibilidade, não deixamos de aproveitar nada do nosso pacote que pagamos enfim,temos que estar nos lugares para que as pessoas convivam conosco e sintam que é fundamental adaptações para que o atendimento seja cada vez mais com qualidade e atendam nossasnecessidades, quer sejamos DVs, idosos ou qualquer outra característica. pois, acima de tudo somos pessoas com dignidade e consumidores. Não queremos favor,queremos iqualdade de oportunidade. E estamos aos poucos conseguindo, claro, se tivéssemos apoio nesta luta, ficaria tudo mais simples. Portanto, você aí com dúvidas se vai ou não vai viajar, chega de indecisões,vá e nos conte depois como foi. Tenho certeza que terão grandes novidades. um forte abraço William


Foto da pessoa que comentou

Ricardo de Melo disse em:

25/04/2012 - 06:29:37

Alessandra, seu artigo ficou muito profissa! Cheio de informações e ao final da leitura fica aquele gostinho de "eu preciso conhecer esses lugares!"

Próxima parada: Socorro!

Beijos



Ir ao topo