Ir para Conteúdo Principal | Ir para Menu Principal

Caminho Livre para a inclusão do Deficiente Visual

 

Em busca de equilíbrio

Publicado em 16/09/2010 por Rosaura Louzzano em Turismo Adaptado com 0 comentários

Todos nós podemos nos comparar com os pés de uma mesa. Para que fique em pé e firme, devem estar alinhados. Vejamos como cada pé pode representar nosso equilíbrio.

Temos uma mesa com quatro pés: um seria nossa saúde mental e física; o segundo, nossa família; o terceiro, nosso trabalho e o quarto seriam nossos hobbies, o lazer.

Abordaremos, nesta página, um só pé da mesa, pois futuramente falaremos dos outros três.

Nossos hobbies e lazer.

Atuando como agente de viagem. Sempre procurei realizar sonhos, conhecer cada cliente, seus gostos, vontades, jeito de ver e ser. Hoje estou comprometida e realizando um sonho: “atuar com o deficiente visual”, na área de turismo, cultura e lazer.

Fui a busca de locais acessíveis, hotéis, restaurantes, cinemas, pontos turísticos e pouco encontrei com a acessibilidade de que um deficiente visual necessita.

Questionei-me várias vezes. Como indicar um hotel, uma Cia aérea, um restaurante?

Nós, deficientes visuais, estamos em busca da nossa autonomia e independência na medida do possível para realizarmos nossos sonhos.

Encontrei uma saída: cada vez mais devemos sensibilizar e conscientizar a sociedade, através de palavras e participações nesses lugares, sobre a importância de termos o direito de realizar nossos sonhos.

Percebi, nesta busca, que há um movimento em relação a obter informações de quais são as nossas necessidades.

Participamos na “Reatech” e após esta pioneira experiência constatei um número de pessoas ligadas ao traide em busca de informações e solicitando que nosso movimento orientasse sobre como realizar pacotes turísticos, inclusive uma determinada Cia aérea, que faz capacitação na empregabilidade de funcionários com deficiência, constatou que há falhas no atendimento ao público que necessita de um atendimento especial.

Os primeiros passos estão sendo dados. Depende de cada um de nós estarmos presentes em locais onde gostamos de fazer nossos hobbies ou nossos passeios para que todos percebam da importância da inclusão.

O equilíbrio de uma sociedade está no conjunto das construções individuais em prol do benefício de todos que nela participam.


Aproveite e dê uma olhada nesses artigos também:

Compartilhe:


Ícone Comentários

0 Comentários

Não existem comentários, aproveite e seja o primeiro!
Ir ao topo